Blog Galeria Negócios | Novembro azul
16/11/2021 Dicas

Novembro azul



Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul também tem a sua missão de alertar e conscientizar. Com uma pauta voltada para o público masculino, a campanha deste mês desperta a atenção para os riscos do câncer de próstata, que é o tipo de tumor mais comum em homens com mais de 50 anos. A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata.

É importante frisar que, na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas, sendo que em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Por essa razão, é necessária a realização dos exames preventivos, para que a doença não seja descoberta na forma evoluída. Se você tem a partir de 50 anos de idade (ou 35, se houver casos de câncer de próstata na família); lembrando que negros também têm maior predisposição para desenvolver este tipo de câncer, devido a fatores genéticos, procure orientação médica, pois se você se encaixa a essas condições, é preciso realizar os exames anualmente.

O assunto é sério e requer cuidados, pois, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em 2019, quase 16 mil homens morreram em decorrência da doença. Portanto, cuidar da saúde é um ato de amor próprio e que pode salvar vidas. Previna-se contra o câncer de próstata.

As mais lidas