Blog Galeria Negócios | Como trabalhar menos e garantir mais result...
03/04/2020 Dicas

Como trabalhar menos e garantir mais resultado


Já imaginou ter mais resultados, trabalhando menos? Não, não é uma brincadeira! A mentora de produtividade Marcele Policarpo, explica como devemos priorizar o que é realmente importante e, consequentemente, focar energias no que precisa ser feito.

Começamos com uma verdade: otimizar tempo não é fazer várias coisas ao mesmo tempo. Ser multitarefa é ruim, porque você não consegue focar em um objetivo central e o resultado disso são tarefas pela metade. Visualize a cena: você começa a escrever um artigo aí lembra que precisa responder um e-mail, mandar uma mensagem no WhatsApp e escrever uma lista de compras. Essas pequenas atividades no meio da rotina podem prejudicar o resultado final quando pensamos no nosso lado profissional.

Por isso, comece a perceber o que está tirando o seu foco e quais atividades vem ocupando o seu tempo de forma destrutiva. Quando as coisas ficam esclarecidas é mais fácil encontrar tempo para outras atividades que geram prazer como um jantar com as amigas, um novo curso ou ler aquele livro que foi comprado há tempos.

Entendeu a ideia? Não perca o foco! Agora, separe papel e caneta para dar passos maiores na organização da sua vida profissional.

1- Identifique as atividades de maior importância
Após a identificação, elimine o que não faz sentido continuar fazendo. É comum as pessoas procrastinarem por motivos sem sentido. Funciona assim: preciso terminar o meu TCC, só que é difícil. Vou dar uma pausa para responder este e-mail que acabou de chegar e depois vejo o que faço.
É preciso encarar as dificuldades e fazer o que precisa ser feito! Acumular ou deixar para depois só vai gerar mais dificuldades.

2 - Elimine atividades desimportantes que estão ocupando o seu tempo
Tenha prioridades e coloque as atividades mais importantes no topo das suas metas. Algumas pessoas checam seus e-mails diversas vezes por dia, criam pastas, lembretes, mas esquecem do mais importante que são as entregas no final do dia.
Estar ocupado é frequentemente usado como pretexto para evitar as poucas ações que realmente são importantes, que trazem grande desconforto, e que vão trazer os resultados que você quer.
A lei de Pareto diz que 80% dos resultados são produzidos com 20% de esforços! Ou seja, se você focar no que realmente importa a consequência será menos tempo trabalhando e mais horas para atividades prazerosas.

3 – Divida as tarefas
Se você tem uma grande tarefa para fazer, divida ela em partes menores e crie metas. Por exemplo: muitas pessoas querem fazer todo o TCC e só ficam felizes quando terminam 100% do trabalho. Errado! O ideal é que essa tarefa grande seja dividida em pequenas metas: primeiro você pode ler um artigo e resumi-lo, no outro dia quem sabe você pode reservar um tempo para escrever mais três páginas, e assim por diante até a conclusão. Fazer a divisão sempre vai tornar o processo menos estressante.

4- Não permita interrupções
Desative todas as notificações do seu celular, sem exceção. Isso inclui alerta de novos e-mails e redes sociais. Mantenha o foco na tarefa que está fazendo e não permita ser interrompido por coisas de fora, porque a cada nova notificação o seu foco é diminuído e, consequentemente, a sua produtividade é colocada em ameaça. Você sai de um nível intenso de concentração para um nível raso de concentração.

5 – Se dê uma recompensa Um dos grandes problemas de um procrastinador pode ser a culpa que ele sente por não realizar tarefas. Então, a cada 60 minutos de produção, sem interrupções, se dê 15 minutos de recompensa! O objetivo é que as pequenas conquistas sejam comemoradas para afirmar cada vez mais que você é capaz.

Sobre Marcele Policarpo: Marcele Policarpo é sócia diretora da ID-Evolution, uma consultoria dedicada à apoiar empresas e prestar os seguintes serviços dentro da área que ela atua. Paralelamente, também atua em uma empresa de produtos digitais (cursos digitais); Empresa de Treinamentos e atendimentos individuais do programa Time - Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (metodologia desenvolvida por ela - com técnicas de inteligência emocional, pnl, e mentoria de produtividade e otimização de tempo).

As mais lidas