*Por André Zukerman
Algumas empresas, ainda não possuem a cultura do home office, mas chegou o grande dia e a hora de se estruturar para que essa adaptação aconteça da melhor forma. Por isso, compartilho algumas boas práticas para quem for trabalhar de casa nestes próximos dias - indeterminado por enquanto - e quando falo de casa é de casa mesmo. Sem cafézinhos, coworkings e etc.
Aproveite as diversas ferramentas que existem (e grátis): Hoje em dia existem diversas ferramentas para que você possa trabalhar remotamente, e isso vai bem além do e-mail e WhatsApp. Algumas são bastante usadas e recomendadas pelas melhores empresas como os gerenciadores de projetos, Trello, Asana e Jira; na questão da comunicação, Slack e Skype; para a parte de vendas, Sales Force; e no que diz respeito ao atendimento, Zendesk. E claro, o Google Drive e Office 365 que, além do e-mail, possuem as ferramentas de documentos, planilhas, apresentações, entre outras.
Estrutura: O principal aqui é o computador e a internet.
Esteja pronto: O ideal é estar pronto para sair, a única diferença é que você vai ficar em casa.
Manter o foco e a organização: Muito importante buscar um "cantinho" da casa que você tenha mais privacidade, e neste lugar, montar o "seu escritório" com as coisas que você está acostumado a ter.
Gerenciar de forma eficiente: Este é um momento que vai além da gestão de performance, é momento de garantir que ninguém se sinta sozinho.
Manter a visibilidade: Este será um momento muito relevante também no qual empresas podem entender que algumas pessoas ou atividades eram extremamente necessárias, e outras o contrário, podem ser feitas em home office daqui para frente.
Estabelecer uma rotina: Pense que é um dia como os outros na sua vida, se você não se organizar, você vai se perder. Faça o seu plano para o dia seguinte.
Faça atividade física e mantenha uma boa alimentação: A solução é se exercitar de casa, e para quem não conhece, hoje existem diversos aplicativos.
Cinco Why's: Alguns hábitos como impressão de boletos e comprovantes de pagamentos, muitas vezes achamos que são essenciais e, quando perguntamos o porquê estamos fazendo isso, chegamos na conclusão que muita coisa pode ser mudada.
Não serão tempos fáceis. Não sabemos o que vem pela frente, mas a recomendação é que a gente tente tirar o melhor deste momento e que possamos contribuir para que as coisas voltem ao normal, e quem sabe ainda melhores. Aproveite este momento que vai ter com você mesmo e sua família.
Reflita, converse, leia, trabalhe, cozinhe, durma, se exercite, brinque e tenha ainda mais amor ao próximo.