27/03/2020 Dicas

Nutricionista dá 6 dicas para turbinar a imunidade e acelerar o metabolismo


Muito tem se falado sobre precauções para que você esteja imune às infecções, principalmente neste momento que estamos vivendo, com a proliferação do Covid-19. Mas o que poucas pessoas sabem realmente é que a prevenção inicia com aquilo que você ingere. De acordo com a nutricionista Camila Buitoni, uma alimentação rica em gorduras, açúcares, industrializados, ultra processados e conservantes, com toda certeza não é o caminho ideal para fortalecer seu sistema imunológico.

Quanto mais alta sua taxa ou porcentagem de gordura corporal - gorduras que ficarão nas suas células de defesa –, mais estreita se torna a passagem para as vitaminas, minerais e água. Pensando nisso a nutricionista separou algumas dicas que podem ajudar a manter a imunidade do organismo equilibrada.

1. Rotina e disciplina: O primeiro passo é entender que você precisa se organizar e reprogramar seu cardápio, optando por alimentos in natura e que sejam preparados e temperados por você. Isso vale de frutas e sucos até as principais refeições. Evite consumir refeições prontas.

2. Água não é um complemento: Você precisa se manter hidratado. E, se agora, sua alimentação será mais rica em fibras, para que elas desempenhem suas funções, necessitam de muita água. O baixo consumo aliado ao aumento na quantidade de fibras ingeridas pode ocasionar uma paralização destas fibras no seu intestino, causando efeito rebote no organismo.

3. Dê preferência aos tubérculos: Além dos cereais, consuma alimentos vindos da terra, como mandioca, batata-doce, inhame, mandioquinha e cará, que são de baixo índice glicêmico e permitem que seu metabolismo trabalhe um pouco mais, para que sejam absorvidos, o que melhora o funcionamento do intestino, aumenta a saciedade e auxilia a absorção e excreção de gorduras.

4. Frutas: A dica é focar naquelas que contém maior concentração de vitamina C. Você pode escolher, por exemplo, maçã, acerolas, amoras, kiwi, uvas, ameixas e cerejas. Perceba que as listadas são também, em sua maioria, frutas vermelhas, que têm o poder antioxidante bem maiores que as outras. Frutas como mamão, melão, laranja, tangerina, caqui e abacaxi, que são do grupo das de cores laranja e amarela - provenientes dos fitoquímicos presentes nelas –, são muito ricas em betacaroteno, antioxidante que fortalece o sistema imunológico.

5. Proteína: A escolha das proteínas que você vai consumir também é de extrema importância. Há aquelas de origem vegetal, que são vindas do grupo dos feijões como soja, grão de bico, ervilhas e ainda as de origem animal, como carnes, peixes, frango e ovos. O que importante é se atentar as preparações, evitar que sejam fritas, imersas em muito óleo. Ao invés disso, escolha preparações que sejam cozidas, grelhadas ou assadas.

6. Gorduras do bem: O grupo das gorduras insaturadas, ou como são mais conhecidas, as ‘gorduras boas’ são facilmente encontradas em alimentos de origem vegetal como azeite de oliva, castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, chia e abacate. Estes alimentos também estimulam a produção de serotonina, mais conhecida como hormônio do bem-estar, auxiliando para que você tenha menos crises de ansiedade.

Seguir todas estas recomendações contribuirá com o processo de bem-estar, reforçará seu sistema metabólico e imunológico, e ainda, de quebra, mandará embora aquelas gordurinhas indesejáveis. Para fechar a nutri separou uma receita de um chá que pode ser tomado ao longo do dia, composto por ingredientes que têm alto poder contra infecções, criando assim uma barreira protetora em nosso organismo. Confira:

INGREDIENTES
1 litro de chá - de qualquer sabor que você tiver ou quiser
2 rodelas de limão
1 pedaço pequeno de gengibre
4 cravos (ou um pedaço pequeno de canela em pau)
1 ponta da colherzinha de café de cúrcuma ou açafrão

Como saborizar o chá?
Depois do chá pronto, já coado em uma garrafa ou jarra, acrescente as duas rodelas de limão - com a casca mesmo - acrescente o pedaço pequeno de gengibre, mais os quatro cravos ou o pedaço de canela em pau e uma ponta da colherzinha de café de cúrcuma ou açafrão. Misture levemente e pronto. Estes ingredientes ficarão dentro do chá, que pode ser tomado durante todo o dia, gelado ou em temperatura ambiente.

As mais lidas